Perguntas frequentes

 

1 - Qual o plano de publicação que melhor se enquadra no meu orçamento?

Isso vai depender de seu objetivo. Você deseja lucrar com a venda de livros? Presentear os amigos e a família? Apenas realizar um sonho antigo? É preciso que isso esteja bem claro, pois um autor frustrado se torna um autor sem inspiração. Nosso objetivo consiste em prestar um serviço de qualidade para que não haja tantos autores frustados, por isso reservamos o selo Confraria de Autores para podermos nos relacionar com os autores independentes. Chamamos de autor independente todo aquele escritor que não vê problema algum em custear sua própria obra, pois a maioria dos grandes autores também começou dessa forma. Há muitos questionamentos sobre o fato de as grandes editoras não investirem em novos autores. Ora, grandes editoras visam a grandes lucros, portanto se torna temerário para estas empresas apostarem em autores anônimos. Ainda que de vez em quando alguma aposte, há que se convencer o distribuidor a distribuir e o livreiro a vender. Há solução? Sim, a solução consiste no fato de o autor apostar nele mesmo e se deixar descobrir, pois há editoras de médio e grande porte de olho em autores com potencial comprovado. Estes são os que já publicaram e tiveram aceitação do público.

 

2 – A Confraria de Autores é gráfica?

Não. Uma gráfica cuida basicamente da impressão dos livros, porém quem prepara o texto, dá forma e o transforma é a editora. No entanto, temos uma parceria com a melhor gráfica sob demanda do país, por esta razão nos sentimos tranquilos para dizer que nosso trabalho prima pela qualidade. 

3 - O que a Confraria de Autores oferece?

Sabemos que os novos autores não têm vida fácil, seja para publicar, divulgar ou vender suas obras. Por isso, a Confraria de Autores criou um serviço que os auxilia na publicação de suas obras. 

4 - A Confraria de Autores publica qualquer obra?

Não! A Confraria de Autores reserva-se ao direito de recusar obras que contrariem a legislação vigente ou a ética editorial.

5 - Por que devo investir em autopublicação?

Primeiramente só pode invistir no próprio trabalho quem acredita em si mesmo. Nem todos os autores têm condições de custear o próprio livro, mas os que possuem e não querem correr o rsico de investir na prória obra também não podem querer que os outros o façam, pois uma editora quando investe num autor pretende ter o tão esperado retorno. Por isso as editoras tradicionais têm sido extremamente rigorosas na seleção de suas publicações. 

6 - A Confraria de Autores faz contratos com seus autores?

Sim! É um contrato de prestação de serviços, em que os autores não ficam presos a cláusulas contratuais. 

7 - Como é feita a divulgação de minha obra?

Ninguém melhor do que o próprio autor para divulgar sua obra.  A Confraria de Autores, ao ofecer um trabalho de qualidade, possibilita ao autor se sentir confiante o suficiente para participar de concursos, editais, venda em consignação, etc. A Confraria de Autores também disponibilizará uma página no site para que o autor publique sua biografia, além de divulgar seu trabalho nas redes sociais e em seus canais de venda. 

8 – E sobre os direitos autorais?

Ainda que não tenha decidido se vai publicar ou não seu livro, o autor pode registrá-lo no site da Biblioteca Nacional http://www.bn.br/portal/. Decidindo publicar sua obra com a Confraria de Autores, a garantia será dada com a inscrição no ISBN (International Standard Book Number).

9 – Como firmar contrato com a Confraria de Autores?

Primeiramente, a Confraria de Autores precisa ver a obra, ou apenas um trecho dela. Em seguida, apresenta um orçamento de prestação de serviços. Se aprovado, emite um contrato a fim de iniciar a produção do livro. 

10 – Como é feita a produção de um livro?

A Confraria de Autores recebe os originais, analisa-os a fim de saber se há necessidade de revisão, depois inicia o processo de editoração. Na editoração, o texto começa a se transformar em livro. É recomendável a limpeza e preparação de texto, revisão ortográfica e gramatical, revisão técnica (nos livros que se referem às áreas específicas, como por exemplo um livro de música com partitura), e este trabalho é feito por um revisor. Depois, segue o projeto gráfico. Este é um conjunto de elementos que formam e dão características a um meio de informação, ou seja, a “cara do livro”. O capista desenvolve as capas e o autor escolhe a que melhor se adapte ao título o livro. Para se tornar um livro é obrigatório ter: ficha catalográfica (é uma ficha que contém as informações bibliográficas necessárias para localizar um livro) e o registro no ISBN - International Standard Book Number (sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita sua circulação e comercialização). Por fim, temos o livro pronto, que poderá ser impresso e distribuído para comercialização.

11 – Preciso fazer centenas de exemplares?

Não necessariamente, por isso apresentamos previamente alguns pacotes de publicação. Você poderá optar pela impressão por demanda, um sistema de impressão digital com a mesma qualidade do sistema de impressão offse, a partir de 1000 exemplares ou a impressão offset para tiragens acima de 500 exemplares.

12 – Em quanto tempo meu livro será publicado?

Existem livros que são somente texto e livros mais complexos para serem diagramados, precisando aplicar e/ou tratar imagens, fórmulas, tabelas, equações, etc. Nesses casos poderá levar um pouco mais de tempo para a conclusão o trabalho. O tempo geralmente pode variar de 60 a 90 dias.

13 – Além de publicar o livro, o que mais a Confraria de Autores oferece ao autor?

Oferecemos ao autor a assessoria necessária para publicar seu livro e o orientamos no processo de comercialização e lançamentos em livraria físicas.

14 – A Confraria de Autores irá vender meu livro?

Confraria de Autores dispõe da Livraria Mar de Letras (www.livrariamardeletras.com.br) para efetuar vendas caso o autor deseje.

15 – Quanto o autor ganha sobre as vendas?

Após a editoração, havendo um acordo entre as partes, será possível vender seu livro pelo preço recomendado pela Confraria de Autores, podendo receber 30% sem investir com impressão, embalagem e correio. 

16 - Quando alguém comprar meu livro, em quanto tempo a pessoa receberá a encomenda?

O livro será despachado imediatamente pelos correios após a confirmação do pagamento.

17 - Como recebo o valor das vendas de meus livros?

O relatório de vendas é repassado para o autor a cada trimestre. 

18 – Qual a melhor forma de entrar em contato com a Confraria de Autores?

Podemos conversar

Por e-mail: contato@confrariadeautores.com ou confrariadeautores@gmail.com

Por facebook: facebook.com/mardeletras ou facebook.com/confrariadeautores